Roteiro em Porto de Galinhas: explore este destino

Porto de Galinhas está a cerca de 63km de Recife e é uma vila do município de Ipojuca. Para te auxiliar a criar o seu roteiro em Porto de Galinhas, é importante saber que o aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional do Recife (Aeroporto de Guararapes) e que os visitantes podem chegar à vila através de carro alugado, transfer, taxi ou ônibus.

Nós ficamos hospedados por cinco dias em Porto de Galinhas, na Pousada Porto Verde. Durante nossa estadia pudemos conhecer bem a região e ainda fizemos alguns passeios em cidades vizinhas. Nossa sugestão de roteiro em Porto de Galinhas poderá te auxiliar a elaborar o seu, conforme sua disponibilidade e preferência.

letreiro-praia-vila-porto-galinhas
Letreiro Praia da Vila de Porto de Galinhas

Roteiro em Porto de Galinhas – 1º dia

Considere ter o primeiro contato com as praias de Porto de Galinhas durante o Tour Ponta a Ponta. No nosso roteiro, fomos de buggy ao Pontal de Maracaípe, onde fizemos um passeio de jangada e vimos alguns cavalos-marinhos. Depois, curtimos o mar na Praia de Muro Alto. Durante o trajeto, fotografamos na Praia de Maracaípe e na Praia do Cupe.

buggy-tour-ponta-ponta-porto-galinhas
Tour de Buggy Ponta a Ponta em Porto de Galinhas

Os roteiros do Tour Ponta a Ponta podem ser mais personalizados e com motorista à disposição durante o passeio. Porém, o tempo de permanência em cada praia não é longo e pode te deixar com vontade de continuar. Então, se for possível, tente retornar outros dias nas praias que mais tiver gostado.

 

Roteiro em Porto de Galinhas – 2º dia

Aproveite para visitar a Ilha de Santo Aleixo, um local com natureza preservada, estrutura rústica e mar cristalino. Para acessar a ilha é necessário entrar em contato com as agências de turismo locais ou ir de carro até a Barra do Sirinhaém. Lá acontece a travessia de lancha para a ilha.

ilha-de-santo-aleixo
Ilha de Santo Aleixo

Na Ilha de Santo Aleixo, além de contemplar a natureza e curtir o mar, você poderá fazer uma trilha guiada sobre rochas vulcânicas que levam ao lado oposto da praia. Também é possível alugar um Stand Up Paddle, caiaque ou jet ski.

 

Roteiro em Porto de Galinhas – 3º dia

Verifique a tábua da maré prevista, e se estiver baixa, vá a Praia da Vila de Porto de Galinhas. A principal atração do local é o passeio de jangada até as piscinas naturais. Lá você poderá caminhar sobre os corais, alimentar os peixes e nadar com eles! Na alta temporada o passeio é muito concorrido. Então, chegue com antecedência.

jangada-praia-vila-porto-galinhas
Piscinas naturais

Nesta praia ainda é possível fazer aulas de mergulho, alugar um SUP ou jet ski. Para aqueles que preferem uma programação mais tranquila, ficar apenas curtindo o mar calmo também é uma boa pedida.

Na parte da tarde, aproveite para conhecer melhor sobre dois animais muito comuns na região: o cavalo-marinho no Projeto Hippocampus e a tartaruga marinha na EcoAssociados. Ambos os locais são ONGs destinadas a preservar, conscientizar e pesquisar estas espécies. As visitas são rápidas, agradam a todas as idades e não comprometem o roteiro em Porto de Galinhas.

 

Roteiro em Porto de Galinhas – 4º dia

Passe o dia em uma das praias mais bonitas e famosas de Pernambuco, a Praia dos Carneiros, em Tamandaré.  Algumas agências de turismo locais oferecem o passeio para lá, mas também é possível acessá-la com carro próprio ou alugado.

praia-carneiros-capela-sao-benedito
Capela de São Benedito

A Praia dos Carneiros possui areia branquinha, coqueiros, mar calmo e cristalino. Além da natureza fascinante, nesta praia você poderá conhecer a Capela de São Benedito, construída no século XVIII; fazer um passeio de catamarã, com paradas para experimentar o uso de argilas medicinais e tomar banho de mar em um banco de areia; e por fim, andar sobre os arrecifes e nadar nas piscinas naturais que se formam na praia, durante a maré baixa.

 

Roteiro em Porto de Galinhas – 5º dia

O último dia em Porto de Galinhas é propício para voltar à Praia da Vila e despedir do mar. Foi isso que nós fizemos, e em seguida fomos ao nosso próximo destino, Recife.

jangada-praia-vila-porto-galinhas
Jangadas em direção às piscinas naturais de Porto de Galinhas

Apesar de não estar listada entre nossas sugestões, o passeio às Piscinas Naturais de Maragogi também é indicado em alguns roteiros em Porto de Galinhas.

Quais são os seus planos de roteiro em Porto de Galinhas? Me conte nos comentários.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.