Praia da Vila de Porto de Galinhas: descubra as atrações

A Praia da Vila de Porto de Galinhas é a mais próxima do centro, do comércio e das pousadas. Então, por estes motivos, é bastante movimentada. Os turistas constantemente são abordados por pessoas oferecendo passeios de buggy (como o Tour Ponta a Ponta, clique aqui para ler o post), empresas de turismo, garçons, vendedores ambulantes e artistas. Estas abordagens chegam a ser até um pouco incômodas para quem prefere sossego.

letreiro-praia-vila-porto-galinhas
Letreiro Praia da Vila de Porto de Galinhas

O melhor momento para aproveitar a Praia da Vila de Porto de Galinhas é durante a maré baixa, pois ela não tem uma grande faixa de areia. Assim, quando a maré está alta, a água alcança as mesas e cadeiras posicionadas na praia.

Não estou contando essas coisas para te desanimar. Pelo contrário. Mesmo com esses pequenos inconvenientes, a praia é linda e com muitas atrações. Vale a pena visitá-la!

O mar da Praia da Vila de Porto de Galinhas é calmo e com águas cristalinas, sendo possível ver alguns peixinhos até mesmo próximo da orla. O ambiente agradável para todas as idades.

Para curtir o dia utilizando as mesas, cadeiras e guarda-sóis dos quiosques e restaurantes, o cliente conta basicamente com duas possibilidades. Pagar pelo aluguel dos itens ou consumir alguma refeição do cardápio.

Para quem gosta de opções mais empolgantes, poderá alugar um Stand Up Paddle, fazer aulas de mergulho (seja de snorkel ou com cilindro de oxigênio) ou optar pelo passeio mais procurado da Praia da Vila de Porto de Galinhas, a jangada com destino às piscinas naturais.

jangada-praia-vila-porto-galinhas
Jangadas em direção às piscinas naturais de Porto de Galinhas

 

Passeio de jangada nas piscinas naturais

Na Praça Central de Porto, há um quiosque para a compra dos tickets do passeio de jangada. As jangadas saem diariamente, durante a maré baixa, e no ticket não há informação de horário reservado para o passeio.

Após a compra, os clientes devem aguardar na praia, pela próxima jangada disponível para embarque. Fomos na alta temporada e observamos que a fila estava longa. Um garçom nos convenceu que a maré continuaria baixa pelas próximas horas e que seria bom esperarmos em uma das mesas do restaurante até que o movimento da fila reduzisse. Acreditamos na proposta dele. Porém, a fila não diminuiu e a maré começou a subir.

Encaramos a fila por 40 minutos e finalmente embarcamos em uma jangada. O percurso é rápido e logo já estávamos nas piscinas naturais, formada pelos corais e arrecifes. O jangadeiro nos deu uma porção de ração para atrair os peixes e máscaras para mergulho, sem custo adicional.

jangada-praia-vila-porto-galinhas
Piscinas naturais
peixes-praia-vila-porto-galinhas
Peixes nas piscinas naturais
jangada-praia-vila-porto-galinhas
Piscinas naturais

Ficamos 50 minutos nas piscinas naturais. Em seguida, o jangadeiro nos levou de volta à Praia da Vila de Porto de Galinhas e pegou outro grupo para fazer um novo tour.

O passeio de jangada é muito bonito, mas é interessante fazê-lo na baixa temporada, para não aguardar muito tempo na fila, e observar a tábua da maré. Fiquei com vontade de refazer o passeio, para aproveitar melhor com a maré baixa e sem cair na conversa de garçons hahaha.

Por fim, outra atração interessante da Praia da Vila de Porto de Galinhas é fazer um passeio noturno. Vi várias pessoas realizando piquenique na areia, observando a Lua ou descansando por lá durante a noite.

Como eu disse no início e repito agora: a Praia da Vila de Porto de Galinhas é linda e com muitas atrações. Vale a pena visitá-la.

INFORMAÇÕES ÚTEIS – PASSEIO DE JANGADA NA PRAIA DA VILA DE PORTO DE GALINHAS

Os tickets são vendidos diariamente, durante a maré baixa, na Praça Central de Porto, localizada no acesso principal da Praia da Vila de Porto de Galinhas.

Os tickets não possuem horário reservado para o passeio. Os clientes devem aguardar na praia, pela próxima jangada disponível para o embarque.

Na alta temporada o tempo de espera pela próxima jangada disponível pode ser longo.

As jangadas comportam até seis passageiros.

Para caminhar sobre os corais e arrecifes é aconselhável estar calçado, para não machucar os pés.

Os jangadeiros entregam ração para atrair os peixes e máscara para mergulho. Estes itens estão inclusos no valor do ingresso.

 

*OBS 1: Visitamos Porto de Galinhas em janeiro de 2017. Pagamos R$25,00 por pessoa no passeio de jangada e este valor poderá sofrer alterações.

*OBS 2: Ficamos hospedados por cinco dias em Porto de Galinhas, na Pousada Porto Verde.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.