EcoAssociados em Porto de Galinhas

Nossa viagem à Porto de Galinhas não foi só praia, Sol e diversão. Tivemos também a oportunidade de conhecer melhor a fauna local por meio de algumas iniciativas locais, como a EcoAssociados.

ecoassociados-porto-galinhas
Sede da ONG EcoAssociados

A EcoAssociados é uma ONG dedicada a proteção, conscientização e pesquisa das tartarugas marinhas existentes em Porto de Galinhas. A visita à sede da EcoAssociados é guiada e uma estagiária nos acompanhou durante todo o trajeto. Em uma sala são expostas imagens, textos e objetos para complementar e ilustrar as informações dadas pela guia.

ecoassociados-porto-galinhas
Imagens do momento do nascimento e exemplo de como as tartarugas são capturadas em redes de pesca

As praias de Porto de Galinhas são escolhidas por quatro espécies de tartarugas marinhas para a desova: Tartaruga de Pente, Tartaruga Oliva, Tartaruga Cabeçuda e Tartaruga Verde. No museu os visitantes recebem informações de cada uma destas espécies.

ecoassociados-porto-galinhas
Cascos de tartarugas marinhas
ecoassociados-porto-galinhas
Cascos e ossos de tartarugas marinhas

Atividades da EcoAssociados

Diariamente, equipes da EcoAssociados vão às praias para verificar se há um novo ninho. Elas também monitoram os já existentes, que são sinalizados para evitar que os ovos sofram qualquer tipo de dano. Outra atividade realizada pelas equipes, que atrai a curiosidade dos turistas, é o acompanhamento do momento de nascimento das tartarugas. Através dos perfis no Facebook e Instagram a ONG informa o dia, horário e local que haverá o próximo nascimento e quem quiser também pode se juntar aos integrantes da equipe para assistir.

ecoassociados-porto-galinhas
Imagens do momento da desova
ecoassociados-porto-galinhas
Ovos de tartarugas marinhas e imagem do momento do nascimento

Infelizmente nós não tivemos a sorte de ver este momento durante a nossa estadia em Porto de Galinhas. Para quem tiver interesse em presenciar um nascimento de tartarugas marinhas é importante seguir a EcoAssociados nas redes sociais e verificar nos perfis, todas as manhãs, se há algum nascimento previsto.

Apesar disso, ganhamos um bônus na nossa visita. Ao final do tour a estagiária nos perguntou se gostaríamos de ver três filhotes de tartarugas que estavam em um tanque restrito e nós aceitamos. As tartarugas sofrem de deficiência visual, uma delas é cega e as outras enxergam parcialmente. Nesta área é proibido fotografar e elas estavam sendo cuidadas e reabilitadas para que um dia possam ser capazes de sobreviver sozinhas no ambiente natural.

 

Curiosidades sobre as tartarugas marinhas 

A infraestrutura da sede da EcoAssociados é simples, mas rica em conhecimento. Adorei saber mais a respeito das tartarugas marinhas e todas as minhas dúvidas foram claramente respondidas. Você sabia que as tartarugas sempre fazem seus ninhos na praia onde nasceram? Ou que é provável que nunca tenham contato com os seus pais? Essas curiosidades, e muitas outras, são reveladas no museu.

A visita é rápida e não comprometeu o nosso roteiro previsto em Porto de Galinhas. Nós, por exemplo, passamos a manhã na Praia da Vila e a tarde visitamos a EcoAssociados e o Projeto Hippocampus, ONG focada na conversação dos cavalos-marinhos (leia o post aqui).

ecoassociados-porto-galinhas
Objetos e imagens para complementar as informações
ecoassociados-porto-galinhas
Objetos e imagens para complementar as informações

Então, se tiver a oportunidade, vale a pena visitá-los e conhecer alguns dos nossos animais marinhos.

 A EcoAssociados está localizada na Rua Caraúna, s/n, Praça 04, Porto de Galinhas, Ipojuca, PE.

INFORMAÇÕES ÚTEIS – ECOASSOCIADOS

Recebe o público diariamente de 09h00 às 12h00 e de 14h00 às 17h00.

Aceita pagamentos em dinheiro ou cartão.

Ingressos: R$12,00 (inteira) e R$6,00 (meia entrada).

Estudantes e professores pagam meia entrada, mediante apresentação de documentação.

Toda a renda adquirida com o valor dos ingressos, a venda de suvenires, doações e o apoio de algumas instituições e empresas é destina a manutenção do projeto.

Telefones de contato: (81) 99944-1465 e (81) 3552-2465.

Acompanhe as novidades da EcoAssociados pelas redes sociais do Instagram e Facebook.

 

*OBS 1: Os valores dos ingressos e os horários de funcionamento foram consultados em dezembro de 2018 e estão sujeitos a alterações.

*OBS 2: Agradeço à equipe da EcoAssociados pela colaboração para a escrita do post.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.