O que fazer no Recife Antigo

Recife Antigo é o nome dado ao Centro Histórico do Recife. Nós visitamos o local em um domingo, após passearmos em Olinda. Clique aqui para ler o post.

recife-antigo
Praça Rio Branco

Neste dia da semana o trânsito de veículos é impedido nas proximidades e ocorrem a Feirinha do Bom Jesus e a Feira Domingo na Rua, com itens de artesanatos e gastronomia.

Marco Zero

O Marco Zero, também conhecido como Praça Rio Branco, é um dos principais pontos turísticos do Recife Antigo. Neste local há uma intervenção no pavimento simbolizando uma rosa dos ventos e indica onde Recife surgiu, além de conter informações da distância até outros pontos de referência.

Possui também um letreiro com o nome da cidade na praça, servindo de cenário perfeito para uma boa foto.

recife-antigo
Marco Zero
recife-antigo-marco-zero
Marco Zero
recife-antigo-letreiro
Letreiro “Recife”

O Marco Zero além de atrair turistas recebe muitos moradores. Observei várias pessoas aproveitando o local para andar de bicicleta, skate, patins ou brincar com as crianças.

Do lado esquerdo da praça fica o Centro de Artesanato de Pernambuco. O local funciona como loja e exposição de itens confeccionados por artesãos locais.

Já ao lado direito, concentram-se alguns restaurantes, lanchonetes e bares, no chamado Armazéns do Porto, no Recife Antigo.  Nós almoçamos no Rock & Ribs Lounge e adoramos nossa escolha. A casa é uma steakhouse dedicada ao rock n’ roll. Clique aqui para ler nossas sugestões de restaurantes no Recife.

recife-antigo-rock-ribs
Rock & Ribs

Visitamos também a Caixa Cultural Recife, um prédio histórico que está localizado bem próximo ao Marco Zero. O local recebe exposições temporárias, peças de teatro, shows musicais, oficinas, palestras e outras atividades culturais. Para conferir a programação atual, consulte aqui.

 

Passeio de catamarã no Rio Capibaribe

O Marco Zero está localizado em frente ao Rio Capibaribe, o qual percorre grande parte da cidade. Este fato contribuiu para que Recife recebesse o apelido de Veneza Brasileira.

recife-antigo-rio-capibaribe-1
Rio Capibaribe e Parque das Esculturas ao fundo

À margem do rio há um pequeno píer e dois passeios de barco estavam sendo oferecidos. Um deles é realizado em embarcações menores, de maneira mais informal, que levam os passageiros até o Parque das Esculturas. O parque concentra várias obras artísticas do Francisco Brennand, situadas no centro do Rio Capibaribe. Já a outra opção é oferecida pela empresa Catamaran Tours e foi esta que nós escolhemos.

Realizamos o Tour Recife e suas pontes” e o passeio é interessante e animado. Durante todo o tour, um guia dá informações sobre o Recife Antigo e a cidade em geral. Ele ainda incentiva os passageiros a erguerem as mãos e gritarem “Alegria, alegria!” ao passar por baixo de cada ponte. O legal que ao fazermos isso, o capitão buzina e as pessoas que estão na rua também se animam e acenam para os passageiros.

recife-antigo-rio-capibaribe-catamara
Passeio de catamarã – Tour Recife e suas pontes
recife-antigo-rio-capibaribe-catamara
Passeio de catamarã – Tour Recife e suas pontes

São cinco pontes durante o percurso: Ponte 12 de Setembro, Ponte Maurício de Nassau, Ponte Manuel Buarque de Macedo, Ponte Princesa Isabel e Ponte Duarte Coelho. Quando passamos por debaixo da primeira, a maré estava tão alta que foi necessário nos abaixarmos para não batermos a cabeça na estrutura. Foi um momento de emoção!

O “Tour Recife e suas pontes” percorre três ilhas do Centro de Recife: Santo Antônio, Recife Antigo e Boa Vista. Adorei ver o contraste da cidade urbanizada, com altos edifícios e prédios históricos, em meio à natureza, formada pelo rio, aves e vegetação. As homenagens à renomados artistas nordestinos pela cidade também chamaram a minha atenção. O guia nos mostrou uma pintura na lateral de um prédio, representando o cantor Luiz Gonzaga – o Rei do Baião, e algumas esculturas homenageando autores da região, que fazem parte do Circuito da Poesia, como Ariano Suassuna, Clarice Lispector e Manoel Bandeira.

recife-antigo-rio-capibaribe-catamara
Passeio de catamarã – Tour Recife e suas pontes
recife-antigo-rio-capibaribe-catamara
Passeio de catamarã – Tour Recife e suas pontes

Desembarcamos no Marco Zero e, como já estava anoitecendo e era janeiro, tivemos uma outra impressão do Recife Antigo. Havia mais pessoas aglomeradas na praça e em toda parte vimos e ouvimos blocos de maracatu ensaiando para o Carnaval.

 Se você já foi ao Recife Antigo, o que não pode ficar fora do roteiro, na sua opinião?

INFORMAÇÕES ÚTEIS – RECIFE ANTIGO

Todos os nossos deslocamentos no Recife e Olinda foram feitos por meio de ônibus do transporte público. No domingo a tarifa é reduzida. Consulte os valores aqui. Pedimos orientações na rua sobre as linhas que deveríamos pegar e também tivemos ajuda em um posto de informações turísticas, na Praça do Arsenal. Para saber a localização dos demais postos da cidade, clique aqui.

 

Caixa Cultural Recife: Av. Alfredo Lisboa, 505 – Recife, PE.

Visitação e bilheteria: terça a sábado, das 10h00 às 20h00; domingos, das 10h00 às 17h00.

Telefones de contato: (81) 3425-1900 e (81) 3425-1915.

Toaletes gratuitos.

Entrada gratuita, com exceção de alguns espetáculos. Confira a programação aqui.

 

Centro de Artesanato de Pernambuco: Av. Alfredo Lisboa – Recife, PE.

Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 08h00 às 19h00, domingo das 09h00 às 16h00.

Telefone de contato: (81) 3181-3450.

Entrada gratuita.

 

Rock & Ribs Lounge: Av. Alfredo Lisboa, S/N, Marco Zero, Recife – PE.

Horário de funcionamento: Segunda e terça, das 12h00 às 15h00 e das 17h00 às 22h00, quarta das 12h00 às 15h00 e das 17h00 às 23h00, quinta das 12h00 às 00h00, sexta e sábado das 12h00 às 01h30 e domingo das 12h00 às 23h00.

Telefone de contato: (81) 3424-6844.

Confira as novidades e programação do Rock & Ribs Lounge Recife aqui.

 

Parque das Esculturas

Horário de funcionamento: Segunda a quinta das 08h00 às 17h00, sexta das 08h00 às 16h00, sábado das 07h00 às 17h00 e domingo das 10h00 às 16h00.

Telefone de contato: (81) 3355-8125.

 

Catamaran Tours: Cais Santa Rita, s/n – São José, Recife – PE.

Horário de funcionamento: Segunda a quarta das 08h00 às 20h00, quinta a sábado das 08h00 às 23h00 e domingo das 08h00 às 18h00.

Telefones de contato: (81) 3424-2845 e (81) 9 9973-4077.

Os ingressos dos passeios do Catararan Tours podem ser comprados em dinheiro ou cartões de crédito e débito, com funcionários da empresa ou antecipadamente no site.

O embarque do “Tour Recife e suas pontes” acontece no píer do Marco Zero e no Cais das Cinco Pontas.

O “Tour Recife e suas pontes” possui duração aproximada de 1h10 e valor de R$58,00 por pessoa. Crianças de 6 a 10 anos pagam R$30,00 e de 0 a 5 anos são gratuitas.

Confira os passeios oferecidos pela Catararan Tours aqui.

 

*OBS 1: Visitamos o Recife em janeiro de 2017. O valor do “Tour Recife e suas pontes” foi atualizado em dezembro de 2018 e está sujeito a alterações.

*OBS 2: Ficamos hospedados por três dias no Recife, no Park Hotel

 

 

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.