Conheça o Litoral Norte de Pernambuco

No nosso tour pelo Litoral Norte de Pernambuco conhecemos a cidade de Igarassú e a Ilha de Itamaracá. Na nossa opinião, este tour é indicado para quem quer conhecer o conteúdo histórico e cultural da região, além de curtir a natureza.

litoral-norte-igarassu
Letreiro Igarassú

Igarassú – Litoral Norte de Pernambuco

Igarassú, município pertencente ao Litoral Norte de Pernambuco, possui muita herança histórica, principalmente em relação ao Catolicismo. Conhecemos a Igreja Católica mais antiga do Brasil, construída em 1535 e ainda em funcionamento. A Igreja dos Santos Cosme e Damião. Não visitamos o interior dela. Mas, o guia nos contou a história da igreja e observamos os traços da arquitetura Barroca no exterior.

litoral-norte-igarassu-igreja-cosme-damiao
Igreja dos Santos Cosme e Damião

Próximo à igreja está localizado o Convento Sagrado Coração de Jesus, aberto ao público para visitação. A construção é do século XVIII e as freiras conservam o local.  Porém, percebemos que algumas instalações e objetos já se encontram degastados pela ação do tempo.

Falando em objetos, tem um em especial que chamou a nossa atenção. Antigamente, havia uma “roda de doações” instalada na fachada do convento, e era assim que as freiras recebiam donativos. Porém, algumas crianças também começaram a ser colocadas na roda, para adoção. Já havia visto a “roda de doações” apenas em filmes e novelas. Esta, do Convento Sagrado Coração de Jesus, está desativada atualmente e exposta aos visitantes.

litoral-norte-igarassu-convento-sagrado-coracao-jesus
Convento Sagrado Coração de Jesus
litoral-norte-igarassu-convento-sagrado-coracao-jesus
Roda de doações

Alguns jovens vivem do turismo e do artesanato, e foi um deles que nos guiou pelo Centro Histórico de Igarassú. Não é exigido um valor fixo para pagamento. A gorjeta é voluntária ao final do tour e de acordo com o que o cliente achar conveniente

Saindo do convento, paramos no letreiro com o nome da cidade. Depois, prosseguimos com o passeio pelo Litoral Norte de Pernambuco.

 

Ilha de Itamaracá – Litoral Norte de Pernambuco

Localizada no Litoral Norte de Pernambuco, a Ilha de Itamaracá é conhecida como a terra da ciranda. O guia nos acomodou no Restaurante da Irmã Gicélia e nos informou as opções de roteiros disponíveis para o dia. Poderíamos ficar na ilha, aproveitando a praia e visitando o Forte Orange, ou passear de catamarã em dois roteiros opcionais diferentes. Um que atravessava o mar até a Coroa do Avião, e o outro que seguia com os passageiros no catamarã por um roteiro ecológico, passando por mangues e outras paisagens.

Optamos por conhecer a Coroa do Avião. Trata-se de uma ilhota onde forma-se um enorme banco de areia. A praia tem uma estrutura rústica e alguns restaurantes e quiosques para atender os visitantes.

litoral-norte-coroa-aviao
Banco de areia na Coroa do Avião

Caminhamos pela região e vimos um mangue, onde algumas mulheres e crianças estavam pescando caranguejos e mariscos. Retornamos à orla da praia e curtimos o mar. Diferentemente de outras praias que visitamos, a cor do mar no Litoral Norte de Pernambuco é mais escura. Mas, não deixa de ser morna e tranquila, boa para um mergulho.

litoral-norte-coroa-aviao
Mar Coroa do Avião

No horário combinado o catamarã retornou e nos levou de volta à Ilha de Itamaracá. No Restaurante da Irmã Gicélia pedimos o nosso almoço ao garçom e, enquanto ficava pronto, fomos conhecer o Forte Orange.

O Forte Orange, também conhecido como Forte de Santa Cruz de Itamaracá, foi construído pelos holandeses no século XVII e está à beira da Praia do Pilar. Desde 1938 o Forte Orange é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

litoral-norte-forte-orange
Forte Orange

Quando visitamos o Forte Orange, em janeiro de 2017, apenas o acesso ao mirante estava liberado aos visitantes e em mau estado de conservação. Pois, entre 2010 e julho de 2018, o Forte Orange estava em processo de reforma.

Do alto do Forte Orange tem-se uma linda vista da ilha, do mar e da Coroa do Avião ao fundo. Existem ainda alguns canhões, que completam a paisagem para a foto.

litoral-norte-forte-orange
Forte Orange

O Forte Orange representa um dos principais pontos turísticos do Litoral Norte de Pernambuco. Após a reforma, passou a ser gerido pelo município de Itamaracá.

Voltamos ao Restaurante da Irmã Gicélia e o nosso almoço já estava pronto. Pedimos Carne de Sol com arroz, feijão, salada e macaxeira frita (mandioca). Os pratos estavam ótimos e com tempero de comida caseira. O único inconveniente foi a quantidade de moscas no local.

Uma curiosidade. Tanto no Restaurante da Irmã Gicélia quanto em um restaurante na Coroa do Avião, estranhamos o que eles chamam de “cardápio ao vivo”. O garçom apresenta aos clientes uma bandeja com peixes e frutos do mar crus, mostrando a qualidade e o frescor dos alimentos. Não sei vocês, mas eu perco o apetite ao ver os animais assim.

 

Litoral Norte de Pernambuco

O tour pelo Litoral Norte de Pernambuco teve duração aproximada de oito horas. Se o seu foco for apenas praias, acredito que este passeio não é o mais indicado, devido as visitas em locais históricos e culturais. Mas, se você é do tipo que gosta de explorar bem a região que está viajando, não deixe de fazer este passeio.

Contratamos o tour pelo Litoral Norte de Pernambuco com a Eloim Tour. Outras empresas de turismo locais também oferecem este roteiro.

Ficou com vontade de conhecer o Litoral Norte de Pernambuco ou tem alguma dúvida? Escreva nos comentários!

*OBS 1: Visitamos Igarassú e a Ilha de Itamaracá em janeiro de 2017. As informações citadas no post foram consultadas em dezembro de 2018 e poderão sofrer alterações. 

*OBS 2: Ficamos hospedados por três dias no Recife, no Park Hotel.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.