Ilha de Santo Aleixo: um destino fascinante

A Ilha de Santo Aleixo é um destino em Pernambuco que ainda não é muito popular entre os turistas. Descobri a ilha ao pesquisar o roteiro da viagem pela internet e não tive dúvidas de que queria conhecê-la. As fotos eram lindas e me passavam a impressão de ser um local com natureza preservada e paradisíaco. Após visitá-la percebi que eu não estava enganada!

ilha-de-santo-aleixo
Ilha de Santo Aleixo

Como chegar à Ilha de Santo Aleixo

Para acessar a Ilha de Santo Aleixo é necessário contratar o passeio em uma das empresas de turismo locais ou ir de carro até a Barra do Sirinhaém. Nós reservamos com a Sena Turismo.

Um carro nos buscou na pousada e fomos encontrar o restante do grupo que também realizaria o passeio. Todos nós fomos remanejados em uma única van e seguimos até a Barra do Sirinhaém. Lá há um ponto de apoio da empresa Monteiros Tour, em frente à praça principal, que conta com toaletes, duchas, água, café e área para descanso.

A Monteiros Tour realiza a travessia dos turistas por meio de lanchas, entre a Barra do Sirinhaém e a Ilha de Santo Aleixo diariamente. O trajeto é curto e com emoção (a lancha balança muito!). Porém, como a as embarcações comportam poucos passageiros e a empresa segue a ordem de chegada dos grupos ao ponto de apoio para organizar as saídas de lancha, aguardamos por mais ou menos uma hora até sermos levados à ilha.

ilha-santo-aleixo-travessia-lancha
Travessia de lanche entre a Barra do Sirinhaém e Ilha de Santo Aleixo

Como é a Ilha de Santo Aleixo

A Ilha de Santo Aleixo é uma propriedade particular e parte dela foi disponibilizada para receber os turistas. O ambiente é tranquilo e agradável. As mesas, cadeiras e guarda-sóis instalados ficam bem distribuídos pela faixa de areia.

Na Ilha de Santo Aleixo há apenas um quiosque para atender os visitantes e os preços não são altos. Pedimos uma porção de calabresa com fritas e era bem servida.

A areia é bem branquinha e o mar cristalino, mas fiquei um pouco incomodada com a quantidade de algas marinhas e rochas presentes na água.

ilha-de-santo-aleixo
Ilha de Santo Aleixo

O que fazer na Ilha de Santo Aleixo

Um dos guias da Monteiros Tour permaneceu na ilha com os visitantes durante todo o dia. Em um determinado momento, ele convidou todos nós para fazermos uma trilha e conhecermos outras paisagens da ilha. Durante o trajeto foi preciso nos equilibrar entre as rochas vulcânicas e passarmos por trechos de difícil acesso. Não sou muito adepta a trilhas deste tipo, mas valeu a pena. A vista é linda e o guia ainda nos contou algumas curiosidades sobre a história do local.

ilha-de-santo-aleixo
Trecho da trilha

A atração final da trilha é o lado oposto da Ilha de Santo Aleixo, onde ficamos por alguns minutos para desfrutarmos do banho de mar. Na minha opinião, esta parte da ilha é melhor para nadar. Não tinha algas e as pedras existentes eram grandes e fáceis de serem identificadas.

ilha-de-santo-aleixo
Lado oposto da ilha
ilha-de-santo-aleixo
Mergulho no lado oposto da ilha

Para retornarmos ao lado principal da ilha, o guia utilizou um atalho. O percurso foi rápido e sem obstáculos para a caminhada. Fiquei me perguntando por que não fizemos este caminho na ida também?!

Na Ilha de Santo Aleixo ainda é possível contratar algumas atividades opcionais, como Stand Up Paddle, caiaque e de jet ski.

ilha-de-santo-aleixo-sup
Stand Up Paddle

No geral, a Ilha de Santo Aleixo não possui muita estrutura para receber os turistas. Não vi nem mesmo toaletes ou duchas pela praia. No entanto, para mim estas coisas não fizeram falta. Gostei de realizar um passeio em um ambiente mais natural, rústico e sem muita interferência humana.

Pegamos a lancha de volta para a Barra do Sirinhaém às 15h00. No ponto de apoio retiramos a areia do corpo nas duchas e em seguida retornamos à Porto de Galinhas.

Você já esteve na Ilha de Santo Aleixo ou conhece alguma outra ilha que vale a pena visitar?

INFORMAÇÕES ÚTEIS – ILHA DE SANTO ALEIXO

Reservamos o passeio à Ilha de Santo Aleixo com a Sena Turismo, com alguns dias de antecedência, e conseguimos um desconto. Pagamos R$100,00 por pessoa e normalmente as demais empresas cobram R$130,00. A forma de pagamento adotada foi transferência antecipada de 50% do valor e o restante em dinheiro, no dia do passeio.

A Monteiros Tour realiza a travessia dos turistas por meio de lanchas, entre a Barra do Sirinhaém e a Ilha de Santo Aleixo diariamente

Acompanhe as novidades da Monteiros Tour nas redes sociais do Instagram e Facebook.

Telefone de contato da Monteiros Tour: (81) 99812-0696

É aconselhado estar calçado durante a trilha na Ilha de Santo Aleixo para não machucar os pés.

O quiosque da Ilha de Santo Aleixo aceita pagamentos em cartão de crédito.

*OBS 1: Visitamos Porto de Galinhas em janeiro de 2017. O valor deste passeio poderá sofrer alterações.

*OBS 2: Ficamos hospedados por cinco dias em Porto de Galinhas, na Pousada Porto Verde.



Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.