Ícone do site Curtir a Viagem

Conheça a Lapa e Santa Teresa

Lapa e Santa Teresa são vizinhos, sendo possível conciliar atrações dos dois bairros no mesmo dia de passeio. Reunimos neste post algumas sugestões, que poderão te auxiliar no seu roteiro pela zona boêmia do Rio de Janeiro.

Arcos da Lapa

Antigamente os Arcos da Lapa eram chamados de Aqueduto da Carioca e possuía a função de distribuir a água vinda do Rio Carioca à população. A construção foi considerada a maior obra arquitetônica brasileira durante o período colonial.

Arcos da Lapa

Atualmente, os Arcos da Lapa representam um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro, localizado na área boêmia da cidade, a Lapa. Na parte superior dos Arcos da Lapa estão os trilhos dos bondes, que fazem o trajeto entre a Estação Carioca e a bairro de Santa Teresa. Fizemos o percurso de bonde e recomendamos a experiência de ver os Arcos da Lapa por este ângulo também.

Bondes de Santa Teresa

Os bondes de Santa Teresa não são apenas uma atração turística do Rio de Janeiro. Os veículos também são utilizados como meio de transporte pela população, interligando o Centro do Rio ao bairro Santa Teresa.

De cor amarela, os bondes ainda seguem o estilo antigo, com bancos de madeira, aberto nas laterais e com capacidade para 32 passageiros.

Bonde de Santa Teresa

A estação inicial é a Estação Carioca, localizada na Rua Lélio Gama, ao lado do prédio da Petrobrás. O valor do ticket é R$20,00 e incluiu os trajetos de ida e volta.

Em Santa Teresa há quatro estações: Largo do Curvelo, Largo dos Guimarães, Vista Alegre e Largo do França. O trajeto é curto e o momento mais interessante, para mim, foi quando passamos por cima dos Arcos da Lapa.  Não nos planejamos muito bem para o passeio e descemos na segunda estação. Depois retornamos a pé, descendo pela Escadaria Selarón.

Horário de funcionamento: segunda a sexta das 08h00 às 17h40, sábado das 10h00 às 17h40, domingo e feriados das 11h00 às 16h40.

Valor: R$20,00 incluindo os trajetos de ida e volta.

Estudantes uniformizados da rede pública, maiores de 65 anos com CPF e moradores de Santa Teresa cadastrados com a carteira não pagam

Viagens com intervalo de 25 minutos na parte da manhã e 20 minutos na parte da tarde.

Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas

O Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas é um centro cultural e parque localizado no Santa Teresa. O prédio foi residência de Laurinda Santos Lobos durante a Belle Époque carioca e contempla parte da estrutura do palacete original com algumas intervenções em estruturas metálicas e de vidros. O contraste com o antigo e o moderno, mas ambos em estilo rústico, dão um toque de personalidade ao local.

Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas

No terraço do prédio há um mirante 360°. A vista é linda e além das paisagens de Santa Teresa e Lapa, ainda é possível observar outros pontos da cidade, como o Pão de Açúcar.

Mirante do Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Vista do mirante do Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Vista do mirante do Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas

Constantemente, acontecem eventos no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, que são divulgados nas redes sociais. No dia da nossa visita chegamos no término de um evento e nos concentramos apenas no interior do prédio principal e no mirante. O parque também exibe exposições de arte fixas e temporárias.

Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa, Rio de Janeiro, RJ.

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 08h00 às 18h00.

Entrada gratuita.

Telefone de contato: (21) 2215-0621 e (21) 2224-3922.

Escadaria Selarón

A Escadaria Selarón interliga os bairros da Lapa e Santa Teresa e foi decorada com azulejos pelo artista plástico chileno Jorge Selarón, a partir da década de 90. Nas laterais da escadaria encontram-se várias residências. Inclusive o artista passou parte da sua vida em uma delas.

Escadaria Selarón

Alguns dos azulejos utilizados foram doados por fãs de Jorge Selarón e visitantes e, homenageiam um país ou cidade. Vale a pena reparar bem nos detalhes que decoram os 215 degraus da escadaria.

Já visitamos a Escadaria Selarón em duas oportunidades, uma no período da manhã e a outra à noite. Em ambas as visitas apenas descemos a escadaria, no sentido Santa Teresa / Lapa. Percebemos que no topo da escadaria o movimento de turistas costuma ser menor, sendo mais tranquilo para fotografar o local sem pessoas ao fundo. Ao se aproximar dos degraus do início da escadaria, na Lapa, é maior a concentração de turistas e de ambulantes oferecendo seus produtos.

Final da Escadaria Selarón, no Santa Teresa
Início da Escadaria Selarón, na Lapa

O Rio de Janeiro possui muitas atrações além das praias e dos famosos passeios ao Cristo Redentor e do Bondinho do Pão de Açúcar. A cada vez que vamos à cidade, procuramos conhecer lugares ou atrações diferentes. O que mais você recomenda fazer na Lapa e Santa Teresa?

*OBS : Todas as vezes que fomos ao Rio de Janeiro nos hospedamos em Copacabana. Já ficamos no Apa Hotel, Atlantis Copacabana Hotel e em um apartamento do Airbnb.



Sair da versão mobile