Chile: Primeiras impressões e informações

O Chile era um dos destinos que eu sempre quis conhecer, principalmente no inverno! Nas férias de julho de 2017 eu viajei para o país e compartilho neste post as minhas primeiras impressões e informações, para quem também está planejando viajar para lá.

Viajei com o meu namorado, planejamos por conta própria e ficamos apenas uma semana no destino. Dividimos nossa hospedagem entre Farellones (2 diárias), nas montanhas, e Santiago (5 diárias).

As passagens aéreas foram resgatadas com milhas. Aproveitamos uma promoção de baixa pontuação para cada trecho (10.500 pontos Latam, além do pagamento das taxas). Em compensação, os voos de ida e volta foram de madrugada, e não tivemos aquela linda vista das Cordilheiras dos Andes com neve, pela janelinha do avião.

chile-farellones-cordilheiras-neve
Cordilheiras dos Andes em Farellones

Aeroporto de Santiago do Chile 

Ao passar na imigração chilena, recebemos um papel da PDI (Policia de Investigaciones de Chile). Esse papel deve ser bem guardado, alguns hotéis o solicitam no momento do check-in e para retornar ao seu país de origem é necessário devolvê-lo na imigração.

Eu havia lido na internet que a fiscalização chilena era bem rígida com as bagagens dos passageiros e que não era permitido a entrada de alguns objetos no país, principalmente os de origem vegetal e animal. Dentro do avião, cada passageiro recebe um formulário para ser preenchido e entregue ao fiscal, no aeroporto, no qual declara se está levando acima de U$10.000,00 ou produtos de origem animal e vegetal, por exemplo. Clique aqui para ver o formulário.

Na minha bagagem havia alguns biscoitos e pincéis de maquiagem com cabos de madeira. Como fiquei preocupada em ser abordada, marquei no formulário a opção correspondente ao porte dos objetos. Disse ao fiscal o que eu estava levando e ele não questionou. Falou que não tinha problema. Me senti até aliviada!

Se você for viajar para o Chile e tiver na sua bagagem qualquer material que contenha madeira (ex: lápis, pinceis de maquiagem, lixa de unha, pincel de barbear, etc.) ou alimentos de origem vegetal ou animal (como batata chips, por exemplo) é melhor, por precaução, que você marque no formulário a opção correspondente ao porte de produtos de origem animal e vegetal na sua bagagem. Esse detalhe poderá livrar de vários problemas com a imigração chilena. Provavelmente, ao conversar com um dos fiscais, você será liberado sem precisar verificar a sua bagagem.

Aeroporto de Santiago-Pudahue (Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez – SCL) é bem simples e já sentimos um choque cultural logo após desembarcar. Aguardamos o nosso transfer algumas horas no aeroporto, pois iríamos direto à Farellones e é aconselhável subir as Cordilheiras dos Andes pela manhã.  Nas áreas comuns do aeroporto não havia muitas poltronas e tomadas. As poucas existentes estavam disputadíssimas, até mesmo de madrugada. A maioria dos restaurantes e lanchonetes estavam fechados e não vimos bebedouros. O que salvou a nossa sede foram as máquinas de bebidas (1000 CLP / garrafa de 600 ml).

Também ficamos incomodados com as abordagens de taxistas e pessoas oferecendo transporte aos passageiros dentro do aeroporto.

Porém, nem tudo foi ruim. O aeroporto tem banheiros amplos e limpos e wi-fi gratuito, que funcionava bem.

Aeroporto de Santiago-Pudahue  está passando por um processo de reforma do atual terminal e construção de um novo terminal internacional. A previsão é que as obras estejam concluídas em 2020. Clique aqui para mais informações.

O aeroporto não é grande, mas verificar com antecedência o mapa das lojas e serviços oferecidos poderá ajudar no seu planejamento.

chile-teleferico-santiago
Vista de Santiago e das Cordilheiras dos Andes ao fundo

Chip de telefonia celular chilena 

Se você pretende comprar chip de telefonia celular local, para utilizar em seu smartphone durante a viagem, no aeroporto há lojas das principais operadoras chilenas: Movistar, Claro e Entel. Todas as três estão localizadas no 3º piso do aeroporto e o valor cobrado por elas é o mesmo que nas demais lojas de Santiago. Nós pretendíamos comprar o chip da Movistar. Mas, como a loja estava fechada, compramos o da Claro. No guichê o funcionário nos orientou sobre os planos disponíveis, compramos o chip e ele mesmo configurou no nosso aparelho.

Para o pagamento do plano escolhido, fomos à Farmácia Cruz Verde, dentro do aeroporto. Informamos quanto de crédito queríamos adicionar e a funcionária fez a operação creditando a quantia no número do chip que compramos. O atendimento na farmácia não é por ordem de chegada, é necessário pegar uma senha no lado esquerdo e aguardar. Após esta operação, é preciso ainda fazer login na rede wi-fi da Claro e selecionar o pacote de dados desejado para ativar. Usamos o chip durante uma semana e atendeu as nossas necessidades, principalmente para nos orientar utilizando o Google Maps.

Nos hospedamos em Farellones (comuna Lo Barnechea, Cordilheira dos Andes) para termos nossa primeira experiência com a neve. A princípio, pensamos em ir para Valle Nevado, mas além dos altos preços de hospedagens, lemos em vários blogs que lá era mais apropriado para pessoas experientes em esportes de inverno. Já Farrellones é mais indicado para principiantes, as hospedagens não são excessivamente caras e adoramos a escolha.

chile-farellones-cordilheiras-neve
Cordilheiras dos Andes em Farellones

Você está planejando uma viagem ao Chile? Me conte nos comentários!

INFORMAÇÕES ÚTEIS – VIAGEM AO CHILE

Câmbio

A moeda utilizada no Chile é o peso chileno. Calculamos aproximadamente quanto pretendíamos gastar e parte da quantia de pesos chilenos compramos no Brasil e o restante no Chile. Percebemos que compensa mais fazer o câmbio no Chile, a cotação é mais vantajosa pois lá não há cobrança de IOF. Nós acompanhamos a cotação do peso chileno através do site do Câmbio Santiago e verificamos que ao se aproximar do mês de julho a cotação começou a ficar ruim. Acreditamos que o motivo seja a alta temporada.

No aeroporto tem uma casa de câmbio, a Afex. Nem sempre a cotação nela é vantajosa, mas dependendo do seu roteiro, talvez valha a pena pesquisar lá também.

As casas de câmbio disponibilizam uma tabela com a cotação do momento. Devemos sempre olhar a coluna de “compra”, ela significa quantos pesos chilenos é possível comprar com 1 Real.

Dizem que as casas de câmbio em Santiago com a melhor cotação são as da Calle Agustinas, entre os quarteirões da Calle Bandera e Passeo Ahumada. No dia que eu comprei, encontrei a melhor cotação na Inverst Finanzas (Passeo Ahumada, 74).

Hospedagem 

É mais interessante realizar o pagamento das hospedagens e do consumo nos hotéis com dólares ou cartão de crédito, pois em determinados estabelecimentos há um desconto de 19% referente ao IVA na tarifa para estrangeiros. Este desconto só é concedido caso se utilize dólares ou cartão de crédito internacional. Verifique antes se o seu hotel inclui este imposto.

Bebidas alcoólicas 

Não é permitido consumir bebidas alcoólicas nas ruas do Chile e a polícia está sempre à postos para fiscalizar. Se for um barzinho com mesas na calçada, por exemplo, não tem problema. Já comprar uma cerveja e beber no banco de uma praça, não é permitido.

Roupas de inverno 

Para passear na neve é necessário ter roupas e acessórios adequados. Diversos locais no Chile alugam estes itens, caso o viajante não queira comprá-los. Porém, um detalhe que não é muito divulgado, é que para suportar as baixas temperaturas devemos estar vestidos com três camadas de roupas, e as lojas alugam apenas a terceira camada, a impermeável. Então, é indicado que o viajante tenha as demais. A primeira é chamada de térmica ou segunda pele e pode ser encontrada em lojas como a Centauro, Netshoes e Decathlon. Já a segunda camada é chamada de intermediária, geralmente de fleece e também pode ser encontrada nestas lojas. Clique aqui para entender melhor a maneira correta de se vestir.

*OBS 1: Visitamos o Chile em julho de 2017. As informações estão sujeitas a alterações.



Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.