Cabo de Santo Agostinho e suas praias incríveis

Cabo de Santo Agostinho é um município de Pernambuco, pertencente à Região Metropolitana do Recife. Realizar um passeio bate e volta é uma boa opção para aproveitar as belas praias da região.

cabo-santo-agostinho-praia-suape
Barcos ancorados na Praia de Suape

Diversas empresas de turismos locais oferecem roteiros para Cabo de Santo Agostinho e, geralmente, incluem paradas na Praia de Suape, Praia de Calhetas, Praia de Gaibu e Praia do Paiva. Acompanhe as nossas impressões!

Praia de Suape – Cabo de Santo Agostinho

O passeio à Praia de Suape já começou com uma curiosidade sobre o descobrimento do Brasil. Segundo o guia, foram os espanhóis que chegaram primeiro ao Brasil, mais precisamente em Pernambuco. No entanto, eles não puderam levar a fama. Porque, de acordo com o Tratado de Tordesilhas, seria a vez dos portugueses descobrirem uma nova terra fora da Europa.

cabo-santo-agostinho-praia-suape
Mural em homenagem aos espanhóis na Praia de Suape

Não sabia desta versão da nossa História e encontrei esta explicação na internet. Curiosidades à parte, a visita à Praia de Suape foi bem rápida. Vimos um mural em azulejos homenageando os espanhóis e um deque de madeira, onde observamos vários barcos que estavam ancorados.

Praia de Calhetas – Cabo de Santo Agostinho

Acredito que a Praia de Calhetas seja a mais famosa de Cabo de Santo Agostinho. Os carros devem ser estacionados antes do acesso à praia, em uma área próximo à Tirolesa Calhetas. Neste local é possível admirar a beleza da praia vista de cima. Próximo à orla há algumas rochas que, em conjunto com o mar e a areia, formam um coração. Não deixe de fotografar!

cabo-santo-agostinho-praia-calhetas
Tirolesa Calhetas e “coração de pedras” formado na praia

A Tirolesa Calhetas oferece o passeio de tirolesa com queda até o mar, e é claro que nós experimentamos! Escolhemos a opção de descer na tirolesa duas vezes consecutivas (R$30,00), sem incluir a compra de fotos profissionais. Assim que caímos na água, a tirolesa nos puxou de volta e, em seguida, repetimos a atração. A velocidade não é alta e nem dá muito adrenalina. Mas, não deixa de ser radical e uma boa alternativa para apreciar a paisagem.

O acesso até a Praia de Calhetas, a partir da área de estacionamento, é feito a pé. A caminhada é curta e íngreme.

O guia nos deixou no Bar do Artur, por aproximadamente duas horas. O estabelecimento é grande, com cardápio variado, possui mesas tanto na areia quanto nas dependências do bar e os banheiros são amplos e constantemente higienizados. Há ainda uma ducha disponível para os clientes tirarem a areia e o sal do corpo. Para utilizá-la é necessário comprar ficha.

Á água do mar na Praia de Calhetas é cristalina e morna. Porém, fiquei incomodada com pequenas pedras que estavam no fundo, e com algumas algas marinhas também. Além disso, o mar estava agitado e era profundo até mesmo próximo da orla.

cabo-santo-agostinho-praia-calhetas
Praia de Calhetas

Esta é a minha opinião e experiência. No geral, observei que as pessoas estavam aproveitando a praia e que estes fatores não as incomodavam.

Praia de Gaibu – Cabo de Santo Agostinho

A Praia de Gaibu foi a minha favorita de todas que conhecemos no passeio à Cabo de Santo Agostinho.

cabo-santo-agostinho-praia-gaibu
Praia de Gaibu

Como a maré estava baixa e há barreiras de arrecifes próximas à faixa de areia, formaram-se várias piscinas naturais. Chegamos até elas caminhando pelos arrecifes. Mas, é preciso ter cuidado para não escorregar. A água estava uma delícia e eu adorei ficar nadando lá por um tempinho. É um lugar tranquilo que agrada as crianças e adultos e nos rendeu várias fotos!

Ficamos no Bar do Dinho, por cerca de 1h30, e os valores do cardápio não eram caros. Os banheiros são pequenos e deixam um pouco a desejar. Mas, em compensação, o bar oferece ducha gratuita para os clientes.

Praia do Paiva – Cabo de Santo Agostinho

Visitamos a Praia do Paiva no fim da tarde. Apesar de estar localizada em uma região cercada por condomínios e hotéis luxuosos, a praia tem aparência de deserta. O mar estava mais agitado e havia placas sinalizando que a praia era inadequada para banho, devido a histórico de ataques de tubarões. Não vimos nem mesmo algum tipo de comércio por perto. Segundo o guia, às vezes passam alguns vendedores ambulantes por lá, oferecendo bebidas e/ou comidas para os visitantes.

cabo-santo-agostinho-praia-paiva
Praia do Paiva

Permanecemos na Praia do Paiva por pouco tempo. Caminhamos pela orla e observamos alguns siris que também passeavam por lá.

Informações adicionais – Cabo de Santo Agostinho

O tour completo pelas praias de Cabo de Santo Agostinho teve duração aproximada de oito horas e nós aproveitamos bastante. Permanecemos por mais tempo apenas duas praias, a Praia de Calhetas e a Praia de Gaibu, pois elas eram as mais indicadas para banho e com mais infraestrutura para receber os visitantes.

Para quem gosta de praia e está com tempo insuficiente para fazer os demais passeios, o tour pelas praias de Cabo de Santo Agostinho é uma boa opção. Porém, para quem prefere passar o dia apenas em uma praia, recomendo a Praia de Calhetas. Esta possui melhor infraestrutura e mais atividades opcionais para os frequentadores.

Ficou com vontade de conhecer Cabo de Santo Agostinho também?! Conte para a gente!

INFORMAÇÕES ÚTEIS – TIROLESA CALHETAS

A Tirolesa Calhetas está localizada na Rua Dos Carneiros, 755 Calhetas/Gaibu, Cabo de Santo Agostinho, PE.

Horário de funcionamento: diariamente, das 09h00 às 17h00.

Telefones de contato: (81) 99154-5489, (81) 98795-9992 e (81) 98549-8695.

Aceita pagamentos em dinheiro, cartões de débito e crédito.

Escolhemos a opção da Tirolesa Ida e Volta duas vezes seguidas (R$30,00). A empresa também oferece a opção da Tirolesa Ida e Volta (R$25,00) e outras atividades, como o passeio de Banana Boat, passeio de Lancha e passeio de Jet Ski. Veja mais informações aqui.

Não é permitido utilizar a tirolesa calçando chinelos ou levando pertences pessoais.

Para quem tem cabelos compridos, é necessário fazer um coque antes de colocar o capacete, por questões de segurança.

Acompanhe as novidades da Tirolesa Calhetas publicadas no site, Instagram e Facebook.

* OBS 1: Visitamos Cabo de Santo Agostinho em janeiro de 2017. Os valores das atrações citados no post foram consultados em dezembro de 2018 e poderão sofrer alterações.

*OBS 2: Ficamos hospedados por três dias no Recife, no Park Hotel.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.